Utilização incorreta
O aparelho não deve de modo nenhum ser utilizado nas seguintes situações. Perigo de morte. Ler todas as indicações de segurança.
PERIGO DE EXPLOSÃO
Perigo de explosão por inflamação de materiais explosivos devido à inexistência ou inadmissibilidade do sistema de proteção de resistência PTC.
- Utilizar o aparelho apenas com um sistema de proteção de resistência PTC adicional de acordo com a Diretiva 2014/34/UE com marcação mínima de II (2) G de acordo com a Diretiva 2014/34/UE.
Perigo de explosão em caso de funcionamento paralelo de vários aparelhos com um único sistema de proteção de resistência PTC.
Uma ativação segura em caso de avaria nem sempre está garantida.
- Não utilizar nunca vários aparelhos em paralelo com um sistema de proteção baseado numa única resistência PTC.
Perigo de explosão devido à formação de faíscas originadas por contacto da hélice na carcaça resultante de entreferro insuficiente.
- Assegurar a existência perimetral de um entreferro suficiente entre a hélice e a carcaça.
Perigo de explosão por aspiração de partículas líquidas explosivas (por ex., tinta), que poderão aderir ao aparelho.
- Não utilizar, em caso algum, o aparelho para aspiração de partículas líquidas explosivas.
Perigo de explosão no funcionamento com fluídos abrasivos.
- Evitar fluídos abrasivos.
Perigo de explosão ao operar fora do ambiente e das condições de funcionamento.
Existe especialmente o perigo de sobreaquecimento durante o funcionamento fora da temperatura de funcionamento permitida.
- O aparelho tem de ser operado dentro das condições ambientais e de serviço tecnicamente estipuladas e à temperatura de funcionamento admissível.
Perigo de explosão operando sem dispositivo de proteção em caso de queda ou aspiração eventual de corpos estranhos para a conduta de ar.
Perigo de morte devido à formação de faíscas.
- É essencial fornecer uma entrada/saída de ar livre com um dispositivo de proteção que cumpra os requisitos da EN 13857 e seja adequado para áreas potencialmente explosivas, por exemplo, com a grade de proteção MAICO SG..Ex (requisitos da classe de proteção IP 20 segundo a norma EN 60529). Ao utilizar produtos que não sejam Maico, deve ser realizada uma avaliação do perigo de ignição.
Perigo de explosão, quando a atmosfera potencialmente explosiva não puder ser evacuada devido ao impulso de rasto insuficiente do ar de entrada.
Isto pode acontecer, por exemplo, em espaços hermeticamente muito fechados ou devido a filtros com sujidade acumulada.
- Assegurar um impulso de rasto adequado do ar de entrada.
- Operar o aparelho dentro da faixa de desempenho admissível para os fluxos de ar.
Perigo de explosão devido a modificações estruturais inadmissíveis efetuadas no aparelho, execução incorreta da montagem ou componentes danificados.
Perigo em caso de instalações ou reconversões efetuadas por pessoal não qualificado.
- Aparelhos estruturalmente modificados, com montagem incorreta ou componentes danificados não possuem nenhum tipo de homologação.
- Nenhuma aprovação para trabalhos de montagem executados por pessoal possivelmente não qualificado.
Perigo de explosão na operação com acumulações de poeira no motor.
- Para evitar o sobreaquecimento do motor, deve ser regularmente efetuada uma limpeza e inspeção.
Perigo de explosão ao revestir a fenda à prova de ignição.
- Não é permitido o tratamento da superfície da fenda à prova de ignição com tinta ou revestimento em pó.
Perigo de explosão em caso de danos na fenda à prova de ignição.
- Não é permitido o funcionamento do aparelho se as superfícies da fenda à prova de ignição apresentarem danos, por exemplo, riscos.
- Não está prevista a reparação das vias à prova de ignição. Se as fendas à prova de ignição estiverem danificadas, o aparelho não deve ser colocado em funcionamento.
Perigo de ferimentos se não existir proteção contra o acesso/o contacto direto (grade de proteção) na saída ou entrada de ar livre.
Existe especialmente o perigo quando o aparelho é montado de maneira acessível às pessoas.
- Operação apenas autorizada com protetores de acesso de ambos os lados.
- Pontos sem impedimento de acesso a peças rotativas (hélice) têm de ser protegidos por protetores de acesso de acordo com o disposto na norma EN ISO 13857, por ex. com grades de proteção MAICO SG.. (cumpre os requisitos da classe de proteção IP 20, segundo a norma EN 60529).