Montagem do aparelho
- Verificar o aparelho quanto a danos resultantes do transporte.
- Preparar o local de montagem para a montagem no tubo, parede ou pé de fixação: colocar o tubo. Para a montagem em parede, assegurar a existência de uma superfície de apoio plana.
- Colocar o cabo de alimentação permitido, de forma fixa, no local de montagem. Utilizar um cabo de alimentação próprio para o modelo do aparelho.
Perigo de lesões por corte devido às arestas afiadas das chapas da carcaça.
- Usar equipamento de proteção pessoal (luvas resistentes ao corte) durante a montagem.
- Transportar o aparelho para o local de montagem. Respeitar as indicações de segurança e os dados dos capítulos anteriores.
Perigo de explosão/ferimentos devido a montagem incorreta ou queda do aparelho.
- A montagem em paredes ou montagem tubular deve apenas ser realizada nas paredes e tubos com capacidade de suporte suficiente, usando material de fixação com as dimensões requeridas.
- Cabe ao cliente a disponibilização do material de fixação.
- Durante a instalação, ninguém deve permanecer no espaço por baixo do local de montagem.
- Para evitar pontes sonoras até aos elementos do edifício, respeitar as distâncias em relação a outros componentes da fachada. Se necessário, utilizar elementos de desacoplamento.
- Na fixação com pé de fixação FUI: aparafusar o adequado pé de fixação na carcaça do aparelho com os parafusos autoperfurantes para chapa fornecidos (não montar os parafusos na zona da hélice). Montagem em qualquer posição. Prestar a devida atenção para manter livre o acesso à caixa de bornes no local de montagem.
- Instalar o aparelho e aparafusá-lo firmemente à parede, ao tubo ou a uma base sólida adequada em todos os orifícios do flange (4 unidades). O cliente deve disponibilizar material de fixação com dimensões adequadas. Prestar atenção ao sentido de rotação e de fluxo Setas indicadoras do sentido de circulação do ar no autocolante do aparelho.
Perigo de explosão operando sem dispositivo de proteção em caso de queda ou aspiração eventual de corpos estranhos para a conduta de ar.
Perigo de morte devido à formação de faíscas.
- É essencial fornecer uma entrada/saída de ar livre com um dispositivo de proteção que cumpra os requisitos da EN 13857 e seja adequado para áreas potencialmente explosivas, por exemplo, com a grade de proteção MAICO SG..Ex (requisitos da classe de proteção IP 20 segundo a norma EN 60529). Ao utilizar produtos que não sejam Maico, deve ser realizada uma avaliação do perigo de ignição.
- Em caso de entrada/saída de ar livre, montar uma grade de proteção aprovada à frente do aparelho, por ex., uma grade de proteção MAICO SG...
- Providenciar as medidas necessárias para assegurar um impulso de rasto do ar de entrada.
- Instalar o material de vedação, isolamento sonoro e de instalação adequado.