Utilização prevista
O ventilador é utilizado para a evacuação de ar ou ventilação de espaços explorados comercialmente (tinturaria, compartimento de baterias, espaços comerciais, instalações de produção, etc.) com atmosfera perigosa e potencialmente explosiva em conformidade com a Diretiva 1999/92/CE, artigo 2, (4), (5).
O aparelho cumpre os requisitos de segurança da diretiva 2014/34/UE para aparelhos e sistemas de proteção em atmosferas potencialmente explosivas.
A regulação da velocidade do ventilador é permitida através do conversor de frequência.
Os aparelhos GRM ../.-E Ex, GRM ../.-D Ex, GRM ES ../. Ex, GRM HD ../.-. Ex estão classificados no grupo II, categoria 2G para atmosferas de gases, cumprem a classe de proteção contra ignição “d”/“c” e são adequados para utilização em atmosferas potencialmente explosivas nas zonas 1 e 2. Deve consultar a adequação na placa de características. Para a sua utilização em espaços livres os aparelhos têm de ser protegidos de influências atmosféricas.
Os aparelhos GRK R ../.-D Ex estão classificados no grupo II, categoria 3G para atmosferas de gases, cumprem as classes de proteção contra ignição “d”/“c” e devem ser utilizados exclusivamente em atmosferas potencialmente explosivas na zona 2.
A carcaça do motor e a caixa de bornes são concebidas com a classe de proteção contra ignição “d” à prova de fogo. Isto significa que a carcaça pode conter peças suscetíveis de provocar a ignição de uma atmosfera explosiva. No caso de uma eventual explosão de uma mistura explosiva no interior da carcaça, esta resiste à sua pressão e impede a transmissão da explosão à atmosfera explosiva que o rodeia.
Para este efeito, os pontos de contacto nos quais as superfícies correspondentes de duas partes da carcaça, ou a ligação de carcaças, se unem são designados por fenda à prova de ignição ou via à prova de ignição.